segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Diversas histórias - Volume VI


João, o palhaço que não sabia sorrir


João nasceu num circo, sua mãe era trapezista, seu pai, mágico. A alegria estava sempre presente em sua vida, assim como o infantil e constante sorriso no rosto. Por ser tão sonhador, sua infância fora fantástica, o ambiente circense transformava seu mundo imaginário em realidade, e assim seguiu até sua adolescência.

Nessa nova fase de sua vida, outros elementos começaram a surgir. João foi aos poucos percebendo que a alegria do circo era algo puramente encenado, e que todo aquele espetáculo, que tanto lhe encantou na infância, era uma grande mentira. Com isso, João foi aos poucos deixando de sorrir. Não mais ria das mágicas, não mais se impressionava com truques, não mais domava leões, não mais se aventurava por cordas ou trapézios... Percebeu então que não queria mais nada daquilo, e, pela primeira vez, viu a dura realidade da vida de palhaço... Com sua maquiagem exagerada, com seus sorrisos forçados, com suas piadas bobas.

E João continuou a crescer, porém, agora carregava em seu peito a dor de ser palhaço. Os sonhos fugiram todos de seu coração, exceto um: o de mudar tudo aquilo, e não mais viver de circo. Ele sabia que cada sorriso dado em cena valia por muitas lágrimas nos bastidores, e ao ver no espelho seu rosto transfigurado pela maquiagem borrada por seu pranto ele pensava: siga seu destino João, és tú o palhaço que não sabes sorrir, porquê insistes em tal desgosto? - E ele mesmo respondia: Viver de palhaço, é este teu futuro reservado. Mude seu destino e comece do zero, sozinho.

O tempo foi passando e as angústias de João somente aumentavam, corroendo-lhe os poucos sentimentos bons que lhe sobraram da infância. Agora, ele não mais vivia... sobreviver era o bastante. João ficou adulto, e o tempo continuou a passar. Até que um dia, ao deslocar-se de uma cidade pra outra para mais uma apresentação, um grave acidente ocorreu, acidente este que fez João perder seus pais. Desesperado, ele não sabia mais o que fazer, se antes não tinha tanto, agora menos ainda. Agora eram somente João e o circo. João e sua maldita herança.

Após cuidar do funeral de seus pais, pensou em vender o circo ir embora pra qualquer lugar do mundo, sair sem rumo até que a morte lhe encontrasse em algum bar na beira da estrada. Mas não foi isso que fez. Ele, João, o palhaço que não sabia sorrir, fez algo totalmente inesperado, até mesmo pra ele. Passado algum tempo, ele transformou seu circo numa pequena escola para aprendizes de palhaço, e foi aos poucos transformando sua dor em alegrias. E vendo aquilo dar certo, João decidiu se aventurar pelo mundo, e foi isso que fez. Ele, seu circo-escola e seus aprendizes. E depois de tanto tempo João pode novamente sorrir.

9 Comments:

Anônimo said...

grande João.

a vida vai sempre fazendo isso
parece uma montanha russa
alegrias, tristezas (precisa ir bem no fundo pra pegar impulso e subir de novo)

x]
bom texto cara.

Unknown said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown said...

É verdade, Marco. Muito interessante você ter escrito algo relacionado à circo e mais ainda, à palhaços.
Os palhaços são seres que tentam disfarçar a dor por trás do nariz vermelho. São verdadeiros paradoxos. Trazem a angústia no coração e ao mesmo tempo trazem também belos sorrisos e alegrias para as pessoas.
E cada um de nós carrega um palhaço dentro de si. Cada um tem seu lado "Augusto". Cada um representa um pedacinho de um grande quebra-cabeça, e dentro de cada pedacinho desse tem-se outro pedacinho, o pedacinho palhaço.
Portanto, que nós possamos ser como João, que encontrou no seu palhaço interior a solução, e que cada um consiga esconder e fazer sumir a angústia que carrega. Que João sirva de exemplo para nós, eternos palhaços.
Parabéns pelo texto, Marco! Ele conseguiu tocar meu palhaço!
Um beijo grande!
Te amoo!



**(Eu não disse que era um paradoxo?)

. Duda; said...

João encontrou o seu lugar, tranformou suas tristezas, aprendeu com uma dor mais forte.
Gostei muito do João ;)
Beijo Marco ;**

Anônimo said...

o bom da vida tá em ser feliz... João vivia alienado, mas ao descobrir não deveria ter perdido o gosto pela vida, e sim procurado fazer a sua propria vida num grande picadeiro... mas de alegrias verdadeiras...

Anônimo said...

Aurelio,cara seu texto ta muito bom,e muitas vzs,agimos feitos esse personagem criado por vc,vivemos na tristeza mas temos que trasparecer alegrias,e devemos sempre ter a vontade de mudar,esse é o grande ponto alto de nossas vidas.
Grande Abraço Marco!!

Anônimo said...

Muito legal seu texto, seu blog...

Acho muito legal essas narrativas na 3ª pessoa!

;*

Anônimo said...

ahhh e obrigado pela visita!!!

subby said...

aiii, q bom q essa his´toria teve um final feliz..pensei aí?! logo eu, lendo aqui esse texto.. tda tristinha pq ele não era feliz por ser palhaço!!

mas vc deu um final como eu qria!
e ainda deixou um bom ensinamento..
:}

maravilha!
bjaõ
*:

Momentos...

Momentos...
"Mas aqueles anjos agora já se foram, depois que eu cresci"