domingo, 23 de dezembro de 2007

Duas faces.


Todos os dias convivemos com pessoas, seja em casa, na rua, na escola, ou em qualquer lugar.
Apresentamos a cada pessoa uma face nossa, e, por sua vez, vemos uma face do outro.
Dentro de cada pessoas existem duas faces... ou até mais. Um é o seu lado bom, somente qualidades, essência da pureza, seu yang... o outro é só maldade, sua parte negra, junção de todos os seus defeitos, seu yin. Porém, nenhum dos lados é o certo...
Se nenhum dos lados está certo, que caminho devemos trilhar? A resposta é simples: o caminho do meio. O bem não existe sem mal, o belo não existe sem o feio, o certo não existe sem o errado.
Preserve suas duas faces, preserve cada pensamento, guarde-os, eles lhe podem ser úteis um dia. Aprenda a controlar seus instintos, e terá mais uma força a seu favor. Aprenda a lidar com os limites do corpo, pra que saiba até onde pode ir.
Somos como o yin-yang, como a márcara da tristeza e da alegria... somos complementares. Tudo é complementar no ser humano, todo pensamento tem um ponto perfeitamente oposto. É procurar sempre compreender. Compreender vem de "comprehendere" (latim), e significa abranger, juntar, abraçar. Compreenda-se.

.........................................................

8 Comments:

Samantha said...

Marquinho, realmente você tem razão...
O maior problema, é que o ser humano não tem coordenação motora suficiente pra seguir a sinuosa linha do meio..
Que fazer numa hora dessas??
Falo por mim e pela minha dificuldade de encontrar o equilíbrio, a estabilidade...
É difícil ser cinza.. É mais fácil, cômodo seria a palavra exata, para cada um de nós concorda?

Isso dá uma discussão filosófica maior do que a do ovo e da galinhaa.. Pra outra hora, né?

Show de bola!
xD

subby said...

e qnd eu consigo de alguma forma me equilibrar.. sempre me abalam as estruturas..
acho q seguir essa linha e sempre se desequilibrar é o mais normal, pois é assim que se aprende e se descobre.

*:

Anônimo said...

É verdade, mas sei lá.
O equilíbrio é difícil de se encontrar.

x}
bom texto, parabéns.

Anônimo said...

o problema é que as vezes essa tese de que o bem não existe sem o mal, acaba "tomando" conta da mente das pessoas, e acham que podem sair por ai mostrando seu lado yin

Feänor said...

Uma boa reflexão contra o maniqueísmo e em favor do equilíbrio...

Bem verdade o que você disse.

Nessa época em especial as pessoas, que vivem de extremos - em especial quanto aos hábitos - devem buscar ativamente o equilíbrio, senão nunca terão paz de espírito.

Anônimo said...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Feänor said...

Ahhh esses vestibulares... Tomei uma naba hoje que doeu na alma... E amanhã vai ser pior... fazer oq rs

Valeu pelo elogio... Seu blog eu já tinha adicionado antes, eu gostei do conteúdo ^^

Meu msn é jarbas_silva@hotmail.com, mas eu entro pouco, e mesmo quando eu entro, normalmente é meio a "trabalho"... Mas fica à vontade pra falar comigo se você me ver on por lá!

Falow, abraço!

pp1993 said...

realmente, fiquei pensativa agora.
muito boa sua reflexão sobre equilibrio... adorei
beijo :*

Momentos...

Momentos...
"Mas aqueles anjos agora já se foram, depois que eu cresci"