domingo, 30 de novembro de 2008

(01) Re-memórias

“É 21 de julho de 1982, faz muito frio e praticamente não se vê coisa viva alguma passar na rua. A neve cobriu toda a região, mais uma vez. Algumas famílias, mais carentes, foram levadas para abrigos públicos, pois à noite a temperatura cai até -15°C, nos piores dias. Desta vez, mamãe proibiu-me de sair à rua. No último inverno adoeci gravemente por me expor ao frio...

  É nessas horas que sinto falta do meu pai, e do Richard. Talvez mamãe me deixasse sair se ele estivesse aqui. Mas é melhor assim, agora mamãe se preocupa muito mais comigo. Além de tudo, o Richard sabia como fazer tudo parecer culpa minha. Aquela carinha de anjo, o sorrisinho levado, os olhos azuis como o céu. É, até que sinto falta dele sim... Mas não quero mais pensar nisso, ou vou acabar ficando triste.

  Há uma semana não tem aula, por causa da neve. Eu gosto da minha escola, meus colegas são meio estranhos, mas isso também é legal. Às vezes a Sarah me irrita, é verdade, mas ela insiste em ser sempre insuportável, não é culpa minha. Minha professora é uma pessoa muito boa. É uma senhora de uns 60 anos, que está sempre com seus alvos cabelos amarrados em coque, e com o habitual óculos quadrado. Ela quase nunca sorri, mas é sempre muito atenciosa. Além de tudo, ela tem uma letra muito bonita e redonda, diferente da minha... Mas não vem ao caso.

Daqui a pouco a mamãe chega do trabalho, trazendo biscoitos e bolo. Aí ela me dá um beijo e me coloca pra tomar banho. Quando termino a mesa já está arrumada, como chá e chocolate quente. O primeiro pra ela, o segundo pra mim. Aí depois que terminamos eu a ajudo a lavar a louça, e vou dormir, enquanto ela arruma a casa e prepara o almoço do dia seguinte. Minha mãe é uma pessoa muito boa, e muito esforçada também. No fim de semana, quando o tempo está ensolarado, ela me leva ao parque, e ficamos lá. Ela sempre arruma meu cabelo como quem cuida de uma boneca, e depois passa em mim o perfume dela. Ela é muito atenciosa comigo, mas também muito rígida. Qualquer deslize e ela já briga comigo. Não costumo aprontar, mas eu gostaria de ter mais liberdade. Mas gosto da minha vida como ela é, pelo menos eu acho que gosto.

Agora tenho que ir, está ficando tarde. Um beijo pra você papai, onde quer que esteja, e pra você também Richard. Até mais.”

 

Joanna

Momentos...

Momentos...
"Mas aqueles anjos agora já se foram, depois que eu cresci"